quarta-feira, 2 de junho de 2010

Pensamento do dia


”Todo génio é composto por 2% de talento e de 98% de perseverante aplicação.” (Ludwing Van Beethoven)

A janela velha que se transformou em quadro

Para combinar com a mesinha, fiz uma janela decorada que funciona como um quadro.

Essa janela (a estrutura) foi encontrada numa caçamba e estava em condições lamentáveis. O primeiro passo foi lixar muito bem (tinha pelo menos três demãos de cores sobrepostas...) e refazer os contornos usando massa corrida (o correto seria usar massa para madeira – F1 – mas eu não tinha). O passo seguinte foi passar duas demãos de PVA.


Depois de seca passei apenas gel envelhecedor marrom e em seguida, apliquei Bauer, seguindo o modelo da mesinha. Verniz marítimo foi usado no acabamento.



Algumas considerações: na hora de colocar o espelho, percebi que as vidraçarias não trabalham mais com aquele simples, mas apenas com o de cristal, o que encarece o trabalho (afinal, a janela foi encontrada na caçamba). Assim, uma boa sugestão é comprar um espelho simples, daqueles vendidos em supermercados e levar apenas para fixar. Outra idéia é colocar vidro e afixar neles, de forma centralizada, as melhores fotos da família. Um charme.

Lembrete final:
Fique atenta ao conteúdo das caçambas, que quase sempre carregam objetos bem interessantes. O difícil é ter cara-de-pau suficiente para pegar, mas nada que o escuro da noite ou mesmo um dia chuvoso não disfarce! E depois, a causa vale muito a pena...

Uma mesinha show de bola


Esta mesinha foi confeccionada por nós mesmos, simplesmente unindo 4 tábuas de 13 x 70 e colocando os pés externamente e o melhor, com simples pedaços de madeira que aparentemente não tinham nenhuma finalidade.


Mas, digam se o resultado final não ficou show?







Depois de pronta, tampei todos os vãos com massa corrida, lixei muito bem e depois dei duas demãos de tinta PVA branca. Em seguida apliquei tinta para artesanato na cor chocolate e depois de seca, fiz a decoração em Bauer. A diferença é que ao invés de usar o branco, utilizei o dourado, em dupla carga no pincel. Para finalizar, a peça recebeu duas demãos de verniz marítimo, o que deu esse acabamento extremamente brilhante.
Em minha opinião, ficou show de bola e as pessoas que viram, também adoraram. Fica aí uma idéia bastante interessante de reaproveitamento.